Quem Somos

Nossa História / Corpo Diretivo /  Equipe de Gestão

Nossa História


Em 2003, um grupo de amigos uniu-se com o propósito de realizar visitas voluntárias em abrigos e orfanatos. Iniciaram as visitas na instituição CAAV – Sapopemba, que atendia crianças soropositivas. O grupo foi crescendo e o trabalho voluntário também. Com isso, o projeto passou a realizar visitas em mais dois Abrigos, totalizando, em média, 140 crianças e adolescentes.


O trabalho, que inicialmente era de visitas e brincadeiras, foi amadurecendo e assim o grupo voluntário passou a realizar algumas parcerias importantes, viabilizando cursos de informática para os adolescentes e atendimento odontológico, além ajudar financeiramente em ações pontuais, como reformas e melhorias nos espaços, dentre outras.


Sendo assim, o grupo voluntário decidiu formalizar o trabalho, fundando em 18 de outubro de 2006, o PAC. Em março de 2007, foi inaugurado o primeiro serviço, o SAICA I (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) – Casa do PAC I. Em novembro de 2010, o PAC fundou seu segundo serviço, o CCA – Centro para Crianças e Adolescentes. Em março de 2012, o PAC fundou o seu terceiro serviço, o SASF – Serviço de Assistência Social à Família. Em outubro de 2012, o PAC fundou seu quarto serviço, SAICA II (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) – Casa do PAC II. Em 2021 deu início a mais uma etapa abrindo o SAICA III (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) com capacidade para 15 crianças.

O PAC Projetos Amigos da Comunidade tem seu trabalho pautado nas diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, tendo toda sua atuação voltada para o Distrito de Pirituba, onde seus serviços estão inseridos, e possui boa articulação com os demais serviços socioassistenciais, bem como com políticas públicas da região, no âmbito territorial direcionado à família e aos segmentos: criança, adolescente, jovem, idoso, pessoa com deficiência.


Visa também promover o desenvolvimento pessoal e social de crianças, 

adolescentes e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio de ações socioeducativas, culturais e profissionais, focando a proteção de direitos das crianças e adolescentes, o fortalecimento dos laços familiares e empregabilidade de jovens e mulheres.

2003

Rosane e Marcos César convidam amigos para visitar casas de acolhimento que atendem crianças e adolescentes de São Paulo a cada 15 dias. Com pouco tempo, o grupo passa a contar com mais de 30 integrantes e é batizado como Projetos Amigos das Crianças (PAC).

2007

Abertura da nossa primeira casa, o PAC 1.

2010

Percebendo a necessidade de realizar ações preventivas para que crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social não sejam encaminhados para abrigos, a diretoria do PAC funda o CCA – Centro para Crianças e Adolescentes. A unidade passa a receber jovens de 6 a 14 anos para a realização de atividades destinadas a trabalhar seus vínculos familiares.


2012

Ainda em 2012 vimos que só uma casa não era o suficiente para causarmos a transformação que queríamos. Fundamos então o PAC 2, mais uma casa de acolhimento dentro de Pirituba.

2021

Neste ano vimos a necessidade de melhorar nossa comunicação com as famílias atendidas, que devido à distância não conseguiam ter suas demandas resolvidas com agilidade. Criamos então um polo do SASF na Vila Zatt.

Para oferecer um serviço de acolhimento institucional adequado para mais crianças e adolescentes, o PAC abre mais um abrigo: o SAICA III – Casa do PAC III.

2022

Por último, acontece a reformulação da identidade visual e do nome do PAC. O Projeto Amigos das Crianças passa a se chamar Projeto Amigos da Comunidade para mostrar a nova realidade da OSC, que hoje integra todos os membros da comunidade em suas ações.

Quem Faz Acontecer

Corpo Diretivo


O Corpo Diretivo de uma ONG assume um papel crucial na condução da 

organização, sendo responsável por sua gestão estratégica. Através da atuação dedicada de seus membros, a ONG garante a efetividade de suas ações e o alcance de seus objetivos sociais, de forma a trabalhar de maneira mais integrada e com transparência.

Marcos César P. Gomes

Presidente

Amariles Leite Pimenta

Vice- Presidente

Kelly Lopes

1º Tesoureiro

Ageu Antônio

2º Tesoureiro

Conselho Consultivo


Alexandre Vanzella

Diretor Sênior de Sourcing OTS


Bruno Stuchi

Fundador e CEO na Aktie Now


Frederico Ebel

Investidor


Janaina Tobita

Diretora de Marketing Oracle 


Equipe de Gestão


Rosane Chene

Diretora


Fernanda Figueiredo

Gerente de Desenvolvimento Institucional

Fabricia Gonçalves

Gerente PAC SAICA  1


Silvanete Santos

Gerente PAC SAICA 2


Eliane Vatanabe

Gerente PAC SAICA III 


Agatha Minas

Gerente PAC CCA


Renata Pozelli

Gerente PAC SASF


Regiane Guirado

Gerente Financeiro


Rosane Chene

Diretora


Fernanda Figueiredo

Gerente de Desenvolvimento Institucional

Fabricia Gonçalves

Gerente PAC SAICA  1


Newsletter

Fique por dentro


Cadastre seu e-mail para contato e deixaremos você informado

sobre o que acontece no PAC.

Contate-nos

Participe e transforme vidas!

Faça parte, sua doação faz a diferença! 


Com um simples gesto, você oferece oportunidades para crianças e adolescentes construírem um futuro melhor. Cada contribuição conta. Doe agora e seja a mudança que eles precisam!

Ajude agora mesmo